Meditação e Psicologia Positiva
- malonerodrigues3
- 15 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Neste episódio indico dois exercícios de meditação que podem ajudar no fortalecimento das nossas forças de caráter.
Dica de meditação em áudio:
Dica de meditação descrita:
MEDITAÇÃO COM A ATENÇÃO FOCADA NA RESPIRAÇÃO
Escolha uma postura confortável. Procure relaxar o corpo, desmanchando as tensões existentes.
Foque sua atenção na respiração. Sua respiração está sempre lá, como ondas do mar quebrando na beira da praia. Respire livremente, sem tentar mudá-la.
Você pode observar a inspiração e a expiração notando as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas, ou pelos movimentos do tórax, ou do abdome.
Sempre que sua mente divagar, volte gentilmente a atenção para o foco na respiração. Deixe que sua respiração traga sua consciência para o momento presente, o aqui e agora. Quando você se sentir distraído por pensamentos, simplesmente observe e retorne a atenção para a respiração. Não se irrite, pois é normal divagar.
É importante prestar atenção na respiração e não, simplesmente, pensar nela. Sinta os movimentos respiratórios no tórax ou abdome, ou o atrito do ar na borda das narinas.
Permaneça relaxado e mantenha a imobilidade. Em ocasiões de agitação, pode ser útil contar os movimentos respiratórios. Ao expirar, diga “um”. Continue contando cada expiração: “dois... três... quatro...”. Ao chegar ao “dez”, comece novamente com “um”. Se você perder a conta, basta recomeçar. Repita quantas vezes for necessário.
Se uma sensação específica do seu corpo chamar sua atenção, deixe-a de lado e mantenha o foco na respiração. Se ela persistir, concentre-se na sensação até ela retroceder. Em seguida, volte sua atenção para a inspiração e a expiração e a contagem da respiração.
Lembre-se de que não há um jeito certo ou errado de meditar: o único erro é deixar de praticar.
Fonte do Exercício encontrado no livro: COSENZA, Ramon M. Neurociência e Mindfulness: Meditação, Equilíbrio Emocional e Redução do Estresse .



Comentários