top of page

Encontre um ritmo de vida adequado e saudável,

através de práticas de meditação Slow.

MALONE GIF.gif

Meditação Slow ©

The_Tortoise_and_the_Hare_-_Project_Gutenberg_etext_19994.jpg

Você já deve ter lido ou escutado a alegoria do Esopo, escritor da Grécia Antiga, em que ele conta da corrida da tartaruga e da lebre. Se você não recorda, a lebre correu demais e acabou ficando exausta, e se viu obrigada a descansar. Enquanto isso, a Tartaruga que seguiu no seu tempo, não só ultrapassou a lebre como ganhou a corrida.

O movimento slow não é um culto à preguiça, mas é uma filosofia que ajuda as pessoas perceberem o impacto da aceleração em suas vidas e, assim, as motiva a buscarem ações e atitudes que lhe ajudem a aproveitar o momento presente, indo na contramão da aceleração que acaba nos transformando na sociedade do cansaço como recorda o filósofo Byung-Chul Han.

Inspirados pelo “Slow Science Manifesto”, o Programa de Meditação Slow busca, através de uma formação de 5 semanas introduzir o participante na metodologia da prática Slow. Unindo teoria e prática.

"Meditação Slow é uma prática que auxilia as pessoas através de exercícios meditativos a viverem uma vida mais calma, equilibrada e saudável!"
Malone Rodrigues

DSC_5065.JPG
História da Prática

Quando comecei a trabalhar na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, recebi o desafio de pensar um projeto que ajudasse a comunidade universitária nas dimensões do bem-estar, interioridade e espiritualidade. Criei o projeto de Meditação. Ele era dividido em dois eixos, sendo eles o de formação e vivência. Depois de um ano, percebi que só fazer workshops, palestras não eram o suficiente. Então comecei a conduzir momentos semanais de práticas de meditação, na medida em que o projeto foi amadurecendo, entendi que precisava propor um percurso de meditação, que fosse acessível, dinâmico e humanizado. E foi em um dia que o tempo do relógio me pressionava (Cronos), que acabei deixando cair minha pasta, nela estavam dois livros que eu estava lendo. Quando o dois caíram, tive um insithi. Um livro era sobre o movimento Slow e o outro era sobre práticas de meditação. Naquele curto espaço de tempo (Kairós) pensei: porque não juntar os dois, movimento Slow e meditação? 

Comecei a pesquisar e sistematizar, e assim nasceu o protótipo do Programa de meditação Slow. Após aprovação do projeto-piloto pelas instâncias oficiais da Universidade, comecei a implementação. Durante estes anos ele foi apresentado para universitários, professores e funcionários. Devido à pandemia, ele foi adaptado para o formato online, e assim expandida para outros públicos. Agora, começamos o processo de divulgação da prática e pesquisa acerca do impacto do programa no bem-estar. A metodologia será compartilhada em breve em um  livro com o propósito de que outras pessoas possam aprender, praticar e compartilhar. 

Hoje, a meditação Slow não está apenas dentro da Universidade, mas em escolas, parques tecnológicos, hospitais e empresas. Meu desejo é que muitas outras pessoas possam conhecer, aprender e praticar. Não para serem mais lentos, mas que possam encontrar de forma equilibrada o seu ritmo, a sua própria cadência. 

divulgação.png

Junte-se à nossa comunidade e seja o primeiro a saber quando o livro estiver disponível para venda!

 Inscreva-se agora para receber notificações exclusivas.

Todos os vídeos

Todos os vídeos

bottom of page